Promotor
Companhia Mascarenhas-Martins Associação Cultural
Breve Introdução
A Formiga Atómica tem tido uma presença regular no Montijo, tendo apresentado vários espetáculos no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida. Para colocar um ponto final na programação da CMJP em 2025, chega Só Mais Uma Gaivota, que tem como ponto de partida a seguinte interrogação: “Qual o destino das personagens feitas artistas, depois de descido o pano e escrita a palavra “fim”?” Miguel Fragata, 20 anos depois de ter concluído o curso de teatro da ESMAE, partiu em busca dos colegas com quem partilhou o palco numa encenação d’A Gaivota, de Anton Tchékhov. No terreno híbrido da ficção e da realidade, procura compreender onde estão hoje aqueles jovens que, como ele, abraçavam expectativas e angústias em relação ao seu futuro profissional.
Ficha Artística
Encenação e interpretação Miguel Fragata
Texto Inês Barahona e Miguel Fragata
Com excertos de A Gaivota, de Anton Tchékhov, na tradução de Fiama Hasse Pais Brandão
Assistência de encenação Beatriz Brito
Música Hélder Gonçalves
Cenografia Fernando Ribeiro
Figurinos José António Tenente
Desenho de luz Rui Monteiro
Direção técnica e operação de luz Luís Silva
Desenho de som Nelson Carvalho
Operação de som Tiago Correia
Construção de cenografia Josué Maia e Aldina Jesus
Vídeos e fotografia de divulgação João Gambino, Manuel Loureiro, Gonçalo Costa Rebelo e Sofia Bernardo
Comunicação Mafalda Guedes Vaz
Produção executiva Luna Rebelo e Sofia Bernardo
Produção Formiga Atómica
Coprodução
CCB - Centro Cultural de Belém, CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura,
Centro Cultural de Lagos, RTP - Rádio e Televisão de Portugal, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Teatro Ribeiro Conceição, Teatro Sá da Bandeira e Théâtre du Point du Jour
Parcerias CET Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) / Teatro Helena Sá e Costa (THSC), Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Agradecimentos Pedro Andrade, Ivo Meco, Anabela Almeida, Catarina Requeijo, João Moreira da Silva, João Sousa, Teresa Gentil e Vasco Barroso
A Formiga Atómica é uma entidade apoiada pela República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Lisboa / Pólo Cultural Gaivotas | Boavista
Contactos para Reservas
[email protected]
Informações Adicionais
Bilheteira local
As reservas devem ser feitas até 48h antes do espetáculo e levantadas até uma hora antes do seu início. A bilheteira estará aberta apenas em dias de espetáculo, duas horas antes do início de cada apresentação. A bilheteira dispõe de pagamento em numerário, Multibanco e MBWay.
Condições de acesso
Por favor, aguarde as indicações da equipa da Companhia Mascarenhas-Martins/Casa da Música Jorge Peixinho para a entrada e saída do Auditório.
O acesso à sala é feito mediante apresentação do bilhete, não existindo lugares marcados. Agradece-se, no entanto, que sejam seguidas as indicações de ocupação de lugares dadas pela equipa da Companhia Mascarenhas-Martins/Casa da Música Jorge Peixinho.
Após o início dos espetáculos, não será permitida a entrada de público no Auditório (de acordo com o disposto no Art.º 10 do Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro), não havendo lugar ao reembolso do valor pago pelo bilhete.
Os menores de 3 anos só poderão assistir aos espetáculos com classificação etária “Para todos os públicos” (de acordo com o disposto no Art.º 26 do Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro).
No Auditório, é expressamente proibido filmar, fotografar, ou gravar, assim como fumar, ou consumir alimentos ou bebidas.
Antes de entrar no Auditório, os telemóveis ou outras fontes de sinais sonoros devem ser desligados e mantidos assim até ao final de cada apresentação.
Os bilhetes devem ser conservados até ao fim do espetáculo.
Não será permitida a entrada de pessoas portadoras de objetos potencialmente perigosos, ou suscetíveis de perturbar a realização do espetáculo ou o público, ou acompanhadas de animais, salvo cães de assistência devidamente identificados (de acordo com o disposto no Art.º 10 do Decreto-Lei n.º 23/2014, de 14 de fevereiro).
Acessibilidade
A entrada do Auditório é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. O edifício dispõe de casas de banho adaptadas no piso térreo. O Auditório conta com espaço para cadeiras-de-rodas, devendo este ser solicitado no ato da reserva dos bilhetes. No caso de espectadores com mobilidade reduzida, o estacionamento de veículos dentro das imediações da Casa da Música Jorge Peixinho deverá ser solicitado previamente.
Estacionamento
Nas imediações da Casa da Música Jorge Peixinho existem diversos pontos onde é possível encontrar estacionamento, nomeadamente na Rua Joaquim d’Almeida, Rua Almeida Garrett e Rua Pocinho das Nascentes.
Como chegar
Avenida António Mourão, n.º 1, 2870-055 Montijo
Coordenadas GPS - 38.71603, - 8.95317
Paragens Carris Metropolitana:
Avenida Garcia da Orta (Frente Supermercado)
Linha 4515
Avenida Garcia da Orta (Vila das Nascentes)
Linha 4704
Montijo (Rua Joaquim d’Almeida X Rua Almeida Garrett)
Linhas 4515, 4514 e 4704
Afonsoeiro (Av. Pedro Nunes - Supermercado)
Linhas 4514, 4515, 4208 e 4503
Bº Areias (R. Leitão Barros - Escola)
Linhas 4208, 4503, 4202, 4203 e 4504
(Fonte: Carris Metropolitana)
Preços
Descontos
- Concelho do Montijo
- Desempregados
- Estudantes
- Jovens (<25)
- Profissionais espetáculo
- Reformados
- Seniores (>65)