Promotor
Fundação Centro Cultural de Belém
Sinopse
A Orquestra XXI é uma iniciativa cultural inovadora, que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro. Dirigida desde a sua criação pelo maestro Dinis Sousa, a Orquestra XXI é hoje reconhecida como uma das comunidades culturais mais inspiradoras de Portugal, com apresentações que vêm sendo aclamadas pelo público nacional e pela crítica especializada.
Em julho, a Orquestra XXI regressa ao Centro Cultural de Belém para um concerto dedicado à Sinfonia n.º 9 de Antonín Dvorák. Escrita durante um período em que o compositor emigrara para Nova Iorque, a célebre Sinfonia do «Do Novo Mundo» combina elementos da tradição musical afro-americana com uma escrita de inspiração clássica, sendo considerada uma das peças mais populares do repertório sinfónico. Ainda neste programa, a Orquestra XXI interpretará Cortejo, de Andreia Pinto Correia, compositora portuguesa radicada nos Estados Unidos da América, e acompanhará Marie-Ange Nguci, uma das jovens solistas mais destacadas da atualidade, no Concerto para Piano de Edvard Grieg.
PROGRAMA
Andreia Pinto Correia (1971) Cortejo [Estreia Nacional]
Edvard Grieg (1843—1907) Concerto para Piano em Lá menor, Op. 16
I. Allegro molto moderato
II. Adagio
III. Allegro moderato molto e marcato – Quasi presto – Andante maestoso
— Intervalo —
Antonín Dvorák (1841—1904) Sinfonia n.º 9 em Mi menor, Op. 95 «Do Novo Mundo»
I. Adagio – Allegro molto
II. Largo
III. Scherzo: Molto vivace - Poco sostenuto
IV. Allegro con fuoco
FICHA ARTÍSTICA
Direção Musical Dinis Sousa
Piano Marie-Ange Nguci
Orquestra XXI
Conversa pré-concerto por Dinis Sousa.
Informações Adicionais
A Fundação Centro Cultural de Belém reserva-se o direito de proceder à captação, armazenamento e utilização de registos de imagem, som e voz, com a finalidade de difusão e de preservação da memória, quer das suas atividades culturais e artísticas, quer dos seus espaços. Para quaisquer esclarecimentos adicionais utilize o endereço eletrónico [email protected]